A psicanálise, ou psicoterapia analítica, envolve a exploração de pensamentos e sentimentos inconscientes através da livre associação, análise de sonhos, chistes e atos falhos, que são formas inconscientes de expressão.
Nosso inconsciente armazena memórias, medos, desejos e pulsões de vida e morte formados ao longo da vida a partir de experiências e relacionamentos, especialmente na infância. Esses conteúdos influenciam nossa personalidade e como interagimos com o mundo.
O objetivo do analista é compreender esses aspectos para promover o autoconhecimento, analisar relacionamentos, superar conflitos e crenças limitantes, e desenvolver habilidades emocionais. O resultado é uma vida mais saudável, com bem-estar e felicidade.
Psicanálise, também conhecida como psicoterapia analítica tenta entender e explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas.
Não, pessoas de todas as idades podem ser atendidas por um profissional que utiliza da abordagem psicanalítica.
As sessões são realizadas tanto presencialmente quanto de forma online, a critério do paciente. As sessões tem a duração de, em média, 50 minutos, sendo realizadas 1x por semana (em casos nos quais o profissional achar necessário, podem ocorrer 2 sessões semanais).
Não existe um número exato de sessões a serem realizadas, tudo irá depender do desempenho e necessidades do paciente.