A Neuropsicóloga atua na avaliação neuropsicológica, que se dá através de testes que têm como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho emocional, cognitivo e comportamental contribuindo assim para possíveis diagnósticos de queixas emocionais e neurológicas.
Nesse processo é utilizada a entrevista na primeira sessão, após são aplicados escalas, questionários, testes padronizados para compreensão do perfil cognitivo, emocional e comportamental podendo, assim, relacioná-lo ou não à queixa apresentada.
Ao final da avaliação que ocorre em média de 7 sessões, será feita a devolutiva ao paciente ou responsáveis e entregue o relatório com tudo que foi realizado e seus resultados.
Havendo necessidade o profissional realiza os devidos encaminhamentos e sugestões de intervenção.
A neuropsicologia é um campo que une a psicologia e a neurologia. Ela busca entender como o cérebro influência nas funções cognitivas, como a memória, raciocínio, concentração, comportamento, emoções e capacidade de julgamento. A atuação desse profissional é dividida em duas etapas, a avaliação e a intervenção.
A neuropsicologia é recomendada para pessoas com:
Esta especialidade atende crianças, adolescentes e adultos.
É utilizada a entrevista na primeira sessão, nesse processo é utilizada a entrevista na primeira sessão, após são aplicados escalas, questionários, testes padronizados para compreensão do perfil cognitivo, emocional e comportamental podendo, assim, relacioná-lo ou não à queixa apresentada.
A avaliação pode demorar em media 7 sessões.
Não, inicialmente a sessão é realizada com os pais ou responsável da criança ou adolescente
Realizamos o atendimento para crianças, adolescentes e adultos e idosos de acordo com cada caso.
Condições de neurodesenvolvimento, como TDAH; Transtorno do Espectro autista (TEA); Transtorno de aprendizagem; Alzheimer; Parkinson; Câncer cerebral, entre outros.